AÇÕES INTEGRADAS PARA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA

Como prova de nosso compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida do povo do Acre, e garantir os níveis de produção do látex, o Governo do Acre vem implantando os seguintes programas:

. Recuperação de Ramais - Diversos ramais, em diferentes regiões do Estado, vêm sendo recuperados com o propósito de garantir o acesso e o escoamento da produção.

. Reabertura de Varadouros - Em parceria com as comunidades locais o Governo do Estado promoveu, em sistema de mutirão, a reabertura de antigos varadouros desativados. Varadouros são caminhos no interior da floresta, que permite o acesso às unidades produtivas de látex - "estradas de seringa", por onde o seringueiro coleta e transporta a produção.


. Melhorias Sanitárias - Instalação de módulos sanitários e de captação de água nas escolas e associações das comunidades extrativistas, bem como nas moradias.

. Energia Elétrica - fornecimento de energia através de painéis fotovoltaicos, fogão gerador de energia utilizando resíduos de madeira e energia convencional.
Saiba mais...
Centro de Referência de Energia de Fontes Renováveis - Fogão Gera Luz


. Moradia - Programa de melhoria habitacional nas reservas e comunidades atendidas.

 

SUSTENTABILIDADE

 

No Acre desde a sua ocupação, a extração de látex é uma das principais fontes de rendas das comunidades extrativistas. Desta forma, o fortalecimento da cadeia produtiva do látex reforça a importância do desenvolvimento centrado em produtos florestais não madeireiros, devido ao potencial sustentável que a maioria desses produtos oferece.
A Fábrica de Preservativos de Xapuri busca através deste nicho, explorar novas possibilidades tais como:


Lubrificantes Naturais
No contexto urbano atual, é fundamental a substituição de tecnologias sintéticas e transgênicas por produtos naturais, livres da intervenção humana. Nesse sentido, investimos em pesquisas focadas no desenvolvimento tecnológico de lubrificantes naturais que substitua completa ou parcialmente do uso do atual óleo de silicone por produtos naturais da floresta.  

 

Leia também:

A Seringueira

História: O Ciclo da Borracha

Retardante Natural
Investimentos em pesquisas focadas nos extratos vegetais das espécies nativas da Amazônia para o desenvolvimento de um gel lubrificante com ação retardante natural para o preservativo masculino.




Site FUNTAC:

FUNTAC